"Arpileras": dando voz as dores da alma

O termo "arpillera" vem do espanhol e significa juta. O trabalho nasceu quando mulheres no Chile, durante a ditadura de Pinochet", reuniram-se com um propósito: costurar e borda suas dores, angustias e revoltas através de retalhos de tecidos dos entes queridos desaparecidos.
Através destes "panôs" conseguiram que sua voz chegasse a outros países, denunciando as atrocidades do regime. Mas que um ato político, era a possibilidade da mulher resgatar o ato feminino do tecer e expressar as dores de sua alma.
Agora as arpilleras são encontradas em diversos países e e neles há o retrato simbólico e expressivo das dores e angustias das mulheres marginalizadas, ora expondo suas dores e dificuldades, ora denunciando as atrocidades dentro da sociedade.


A arpillera abaixo é do Brasil (Altamira/PA). Denuncia a exploração sexual e o tráfico de mulheres depois da chegada da UHE de Belo Monte, atingindo a comunidade local e indígena. Narr como uma menina de 16 anos, em 2013, conseguiu fugir da Boate Xingu onde vivia sob cárcere privado e onde era explorada sexualmente.






Comentários

  1. Nossa Fátima, que força têm essas imagens!
    Quem diria que a costura e o bordado seriam usados dessa forma? Para dar voz a quem não tem...
    Lindo trabalho
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Cris... as imagens fala daquilo que não pode ser expressado em palavras...
      As outras arpilleras da exposição estavam belíssimas!
      Bjs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dança do Ventre Terapêutica